Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Article Index
Regras e Especificações Técnicas
Prova de BSJ A
Regulamento específico
Poster
Prova de BSJ B
Perguntas mais Frequentes
Questões relativas à prova BSJ A
Inscrições
Resultados
Prova de BSJ A - Escalão Primário
Prova de BSJ A - Escalão Secundário
Prova de BSJ B
Menções Honrosas
Contactos

 

A prova de Busca e Salvamento Júnior (BSJ), assemelha-se bastante à prova RoboCup Junior Rescue (RCJ Rescue). O RoboCup Junior é uma vertente do RoboCup para os jovens estudantes até aos 19 anos de idade.

Esta prova consiste na utilização de robôs móveis para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe que são recriados artificialmente. Estes cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana, passando por trajectórias com obstáculos, interrupções de linha e com declives, até chegar a uma zona onde as vítimas são colocadas aleatoriamente em campo aberto.

Esta competição realiza-se em dois escalões etários distintos: 8-14 anos e 15-19 anos e qualifica as equipas portuguesas para a prova RoboCup Junior Rescue.

bsj

As imagens acima divulgadas dizem respeito a edições anteriores da prova, não respeitando as regras internacionais em vigor para 2010.


Regras e Especificações Técnicas

O regulamento da prova BSJ usado no Festival Nacional de Robótica segue o regulamento internacional do RoboCupJunior Rescue. Poderão existir aspectos regulamentares específicos relativos às referidas provas que complementam as regras (internacionais) da prova e as adaptam ao caso concreto do Robótica2010.

 

Pode consultar as regras de 2009 aqui (documento rescue-rules-2009.pdf).

O regulamento específico (bylaws) emitido para o Robótica2009 pode ser consultado aqui (documento Bylaws_para_robotica2009V2.pdf).

Todos os anos são efectuadas actualizações das regras de forma a aumentar o realismo da prova e a fomentar a inovação e desenvolvimento tecnológico presente na competição

 

As regras internacionais em vigor para 2010 já estão disponíveis.

Para a prova BSJ A pode consultar as regras aqui (documento rescueA_2010.pdf).

Para a prova BSJ B pode consultar as regras aqui (documento rescueB_2010.pdf).


Prova de BSJ A

Regulamento específico

De seguida são indicados alguns aspectos regulamentares específicos que complementam e adaptam as regras internacionais para o caso concreto do Robótica 2010.

  1. As fases de apuramento e final são compostas por duas mangas e a pontuação das equipas resulta no somatório das pontuações obtidas em cada manga;
  2. Passam à fase final as 10 equipas com melhor classificação de cada escalão (Preparatório e Secundário);
  3. A vítima utilizada será uma lata de refrigerante de 330ml (com dimensões aproximadas de 115mm de altura, 65mm de diâmetro e com peso aproximado de 150g), envolta em fita de alumínio;
  4. As equipas deverão comparecer no local das entrevistas à hora marcada e deverão levar consigo o robô e um computador portátil para mostrarem o poster e o código desenvolvido aos júris;
  5. Cada entrevista demorará cerca de 10 minutos e o júri irá avaliar parâmetros tais como: a clareza da apresentação, o conhecimento mostrado pelos alunos, a construção e apresentação estética do robô, bem como o algoritmo desenvolvido.

Estes aspectos regulamentares específicos podem ser consultados aqui (documento Bylaws_Robotica2010_v02.pdf).

NOTA: Novas regras específicas serão oportunamente anunciadas.

Poster

Com o objectivo de promover a troca de ideias entre equipas, e divulgar o trabalho destas ao público em geral, todas as equipas terão que criar um poster sobre o seu trabalho. Para mais informação consulte o documento disponível aqui.

Ranking Masters vs Ranking Iniciados

Como será do conhecimentos da maioria das equipas, as regras internacionais do RoboCup Júnior obrigam a que os robôs sejam desenvolvidos pelas próprias equipas ou, caso sejam baseados em kits comerciais, que tenham sido bastante alterados pelas equipas.

Dado que não temos interesse em limitar a entrada das equipas no ROBÓTICA 2010 com base nestes pressupostos, mas de forma evitar conflitos com as regras internacionais, vão ser atribuitos rankings às equipas. Estes rankings serão apenas utilizados para determinar quais as equipas da classificação final do ROBÓTICA 2010 se qualificam para o RoboCup, e terão a seguinte denominação:

  • Ranking Masters: equipas completamente aptas a competir nas provas internacionais do RoboCup Júnior;
  • Ranking Iniciados: equipas que se baseiam em kits comerciais, sem alterações relevantes, logo não aptas a participar na competição internacional do RoboCup Junior;

A atribuição do ranking será efectuada pelo júri da prova durante as sessões de apresentação das equipas.

Deixamos no entanto aqui um apelo para que as equipas façam os esforços necessários para poderem ver atribuído o Ranking Masters.

 

Prova de BSJ B

Após vários esforços levados a cabo pela Comissão Organizadora do FNR2010, a prova de BSJ B será uma realidade e, nesta sua primeira edição, irá decorrer como prova de demonstração.

Inscrições na demonstração BSJ B:

  • As instituições que pré-inscreveram um número de equipas superior ao permitido pelo Regulamento Geral poderão solicitar a transferência de uma das inscrições para a demonstração BSJ B;
  • Equipas não pré-inscritas que se pretendam inscrever para a demonstração serão adicionadas a uma lista. No final das inscrições, cuja data será a mesma da prova BSJ A, estas equipas serão contactadas de acordo com o número de vagas e pela ordem de inscrição na lista, dando prioridade a equipas que realizaram a transferência para estra prova e a equipas com origem em instituições portuguesas;
  • No caso de transferência, basta enviar um e-mail com o id/nome da equipa e alteração pretendida;
  • No caso de uma nova inscrição deverá enviar um e-mail a mostrar essa intenção e indicar obrigatoriamente os seguintes dados: instituição de origem, nome da equipa, nome do responsável e número de elementos.

 

Notas relativamente à demonstração:

- Esta prova de demonstraçao irá seguir as regras internacionais acima indicadas.
- Dado que é uma demonstração, não haverá prémios para esta prova;
- As regalias e preços para os participantes da prova BSJ B são exactamente as mesmas da prova BSJ A.

 

Perguntas mais Frequentes

Q: O que são as provas de  BSJ A e BSJ B?

R: Estas provas são duas vertentes da prova BSJ. A prova de BSJ A é uma evolução da prova de BSJ que tem vindo a ser praticada até então. A prova BSJ B é uma nova verão que surgiu este ano.

 

Q: Que equipas participam nas provas BSJ A e na BSJ B?

R: Qualquer equipa pode participar na prova BSJ A e na BSJ B desde que respeitem os escalões etários existentes na prova BSJ A, visto na prova BSJ B não existirem esses escalões. As inscrições que foram abertas são relativas à BSJ A, visto, na altura, a prova BSJ B ainda não estar garantida. Neste momento, é certo que a prova de BSJ B vai decorrer. Quem quiser participar nesta prova tem de seguir as recomendações referidas no website. Estas duas provas têm regulamento próprio.

 

Questões relativas à prova BSJ A

Q: Não encontrei nas regras as dimensões máximas permitidas para o robot. Não há limite máximo?

R: Este ano não existem restrições relativamente ao tamanho do robot, no entanto relembro que o robot terá de se deslocar em corredores de 30cm de largura e atravessar portas com 25cm de largura por 25cm de altura.

 

Q: Este ano não existem vítimas de cor verde e prata, coladas no chão?

R: Este ano, e de acordo com as regras internacionais em vigor para 2010, não haverá vítimas de cor verde e prata coladas no chão.

 

Q: A vítima este ano é um objecto do tipo cilíndrico (garrafa de 375ml) com um peso  máximo de 150g?

R: A vítima que será utilizada será uma lata de refrigerante de 330ml  envolta em prata, com peso aproximado de 150g.

 

Q: As vítimas são atraídas por ímanes?

R: Nada é garantido que a vítima seja atraída magneticamente.

 

Q: Deve ser transportada ou arrastada para um local e ser lançada?

R: A vítima deverá ser agarrada, transportada e largada numa zona de evacuação (triângulo preto).

 

Q: O que é a zona de evacuação?

R: A zona de evacuação é um triângulo preto que está colocado na zona vernelha e onde deve ser colocada a vítima. Esta zona tem uma altura de 3mm para o escalão primário e uma altura de 60mm para o escalão secundário.

 

Q: Só existem vítimas na zona vermelha?

R: Esta vítima será colocada aleatoriamente na zona vermelha e será a única vítima da prova.

 

Q: Gostaria de saber se era possível obter uma pequena explicação daquilo que o robô tem que fazer durante a prova.

R: Vou tentar descrever, de uma forma resumida, no que consiste a prova. Alerto para o facto de ser uma descrição muito breve e que não dispensa a consulta do regulamento da prova. A pista tem 3 zonas. Nas duas primeiras zonas o robot tem de seguir uma linha que é formada por placas com pedaços de linha já desenhados. Poderão existir interrupções na linha e outros obtáculos que terá de ultrapassar. Devido a essas placas, o robot terá de conseguir vencer desníveis até 3mm. No final da segunda zona existirá uma rampa que levará o robot até à terceira zona (zona vermelha). Na rampa poderá não existir linha mas o robot terá de chegar até à zona vermelha de forma autónoma. Para identificar a entrada da zona vermelha existirá uma fita de alumínio com 25mm de largura e 25cm de comprido colada na entrada desta zona. Na zona vermelha não existirá qualquer linha. Existirá uma vítima (lata de 330ml envolta em alumínio) que terá de ser transportada para uma zona de evacuação (triângulo a negro).  A prova termina quando a vítima é colocada em cima desta zona de evacuação.

 

Q: Como as regras foram alteradas e de uma forma até significativa, seria interessante como sugestão apresentar por exemplo um trajecto/plataforma da possivel prova a concurso.

R: Realizei um esboço de uma hipotética pista de prova, com a definição do trajecto, colocação de obstáculos, vítima e zona de evacuação. Alerto para o facto de ser apenas um esboço e não irá corresponder a nenhum trajecto da prova e que as linhas de grelha são apenas para auxílio no desenho e não aparecem na pista real.

Vista global

BSJ_A_global_view

Vista da rampa

BSJ_A_ramp_view

Vista da zona vermelha

BSJ_A_red_zone_view

 

Inscrições

A informação sobre as inscrições para a prova de BSJ A está disponível aqui.

As inscrições para a prova de BSJ B seguem um processo distinto, tal como descrito anteriormente.

 

Resultados

Prova de BSJ A - Escalão Primário

Prova de BSJ A - Escalão Secundário

Prova de BSJ B

Menções Honrosas

Contactos

A informação relativa a contactos encontra-se disponibilizada na página da organização.

Actualizado em (Segunda, 19 Julho 2010 19:39)

 
Faixa publicitária