Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Article Index
Regras e Especificações Técnicas
Regras Específicas do ROBÓTICA2010
Poster
Inscrições
Novo - Resultados da prova
Contactos
Muitos dizem ser a prova que atrai mais público. Verdade ou não, a prova de Dança Júnior consiste numa competição dinâmica e interactiva, onde cada equipa programa os respectivos robôs para dançarem ao som da música, seguindo uma coreografia criada pelos elementos das equipas. Trata-se por isso de uma competição capaz de proporcionar bons espectáculos artísticos, avaliados por júris especialistas em Dança e em Robótica.

A prova é composta por um palco plano e uma área de actuação de 24 m2, área essa que não pode ser transposta por nenhum robô em prova. A limitação desse terreno de jogo é feita por uma fita preta e branca. Os robôs podem possuir trajes e o palco pode ser também decorado, ou preparado com outros adereços, para dar ainda mais brilho a esta competição!

Esta competição foi introduzida no Robótica 2003 e apura as equipas portuguesas para a prova RoboCup Junior Dance.

As classes “júnior” são essencialmente destinadas a escolas básicas, secundárias e profissionais e estão divididas em dois escalões etários: 8-14 e 15-19 anos. Podem no entanto inscrever-se também equipas provenientes de qualquer estabelecimento de ensino, unidade de investigação, empresa, colectividade, clubes de electrónica, ou pessoas em nome individual

.

Regras e Especificações Técnicas

 

O regulamento da prova DJ usado no Festival Nacional de Robótica segue o regulamento internacional do RoboCupJunior. Poderão existir aspectos regulamentares específicos relativos às referidas provas que complementam as regras (internacionais) da prova e as adaptam ao caso concreto do Robótica2010.

As regras internacionais em vigor para 2010 já estão disponíveis.

Para a prova DJ pode consultar as regras aqui.

 

Regras Específicas do ROBÓTICA2010

Poster

Com o objectivo de promover a troca de ideias entre equipas, e divulgar o trabalho destas ao público em geral, todas as equipas terão que criar um poster sobre o seu trabalho. Para mais informação consulte o documento disponível aqui.

 

Ranking Masters vs Ranking Iniciados

Como será do conhecimentos da maioria das equipas, as regras internacionais do RoboCup Júnior obrigam a que os robôs sejam desenvolvidos pelas próprias equipas ou, caso sejam baseados em kits comerciais, que tenham sido bastante alterados pelas equipas.

Dado que não temos interesse em limitar a entrada das equipas no ROBÓTICA 2010 com base nestes pressupostos, mas de forma evitar conflitos com as regras internacionais, vão ser atribuitos rankings às equipas. Estes rankings serão apenas utilizados para determinar quais as equipas da classificação final do ROBÓTICA 2010 se qualificam para o RoboCup, e terão a seguinte denominação:

  • Ranking Masters: equipas completamente aptas a competir nas provas internacionais do RoboCup Júnior;
  • Ranking Iniciados: equipas que se baseiam em kits comerciais, sem alterações relevantes, logo não aptas a participar na competição internacional do RoboCup Junior;

A atribuição do ranking será efectuada pelo júri da prova durante as sessões de apresentação das equipas.

Deixamos no entanto aqui um apelo para que as equipas façam os esforços necessários para poderem ver atribuído o Ranking Masters.


Elementos do júri

Encontram-se já confirmadas as participações dos seguintes elementos para o júri das actuações e entrevistas:
•    Marco Vasconcelos – Licenciatura em Ensino de Electrónica pela Universidade de Aveiro (Presidente do júri e membro da comissão técnico-científica para a prova de DJ)
•    Alírio Oliveira – Professor de Educação Tecnológica
•    João Marques – Licenciatura em Ensino de Electrónica e Informática pela Universidade de Aveiro
•    Celeste Cerqueira – Licenciatura em Artes Plástica / Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (apenas para as actuações)


Tabelas de pontuação para 2010

Versões indicativas das tabelas de pontuação para 2010 podem ser consultadas aqui. Seguem, como anunciado previamente, as tabelas utilizadas no Robocup 2010. No momento da entrevista as equipas deverão indicar se pretendem ser avaliadas pela tabela da prova de dança ou de teatro. Todas as equipas serão classificadas num único ranking, independentemente da modalidade escolhida.


Acesso a pista de treinos

Existirão duas pistas de treinos, com dimensões regulamentares, disponíveis para as equipas fora dos horários em que decorrem os treinos reservados. Qualquer equipa poderá usar uma das pistas, sujeita à disponibilidade e às condições de acesso (limite de tempo por equipa, pré-inscrição no local, etc.) divulgadas durante a competição.

Entrega dos CD's com música/vídeo

Relembramos as equipas que devem entregar, na chegada ao evento, um CD, devidamente identificado, apenas com o ficheiro com a música (mp3, wav, etc) ou com o vídeo/apresentação, que pretendem que seja reproduzido durante a actuação. É fortemente aconselhável que cada equipa leve mais que um CD, para o caso de haver algum problema com uma das cópias. Outros formatos (PEN's, etc.) serão aceites apenas em caso de absoluta necessidade.


Versões finais do poster

Os posters das equipas serão projectados nos intervalos das provas, como meio de divulgação do trabalho realizado. Aconselha-se por isso que façam a submissão da versão definitiva até ao dia 25 de Março, para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , para actualização da versão usada no evento.

Inscrições

A informação sobre as inscrições está disponível aqui.

 

Novo - Resultados da prova

Escalão A:

 

Escalão B:

 

Contactos

A informação relativa a contactos encontra-se disponibilizada na página da organização.

O regulamento da prova BSJ usado no Festival Nacional de Robótica segue o regulamento internacional do RoboCupJunior Rescue. Poderão existir aspectos regulamentares específicos relativos às referidas provas que complementam as regras (internacionais) da prova e as adaptam ao caso concreto do Robótica2010.

 

Pode consultar as regras de 2009 aqui (documento rescue-rules-2009.pdf).

O regulamento específico (bylaws) emitido para o Robótica2009 pode ser consultado aqui (documento Bylaws_para_robotica2009V2.pdf).

Todos os anos são efectuadas actualizações das regras de forma a aumentar o realismo da prova e a fomentar a inovação e desenvolvimento tecnológico presente na competição

 

As regras internacionais em vigor para 2010 já estão disponíveis.

Para a prova BSJ A pode consultar as regras aqui

Actualizado em (Terça, 30 Março 2010 18:02)

 
Faixa publicitária