Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Article Index
Regras e Especificações Técnicas
Inscrições
Resultados

soccer_4

Os jovens que adoram o futebol e em particular o futebol robótico, que ambicionam vir a ser campeões do mundo como os seus colegas universitários o foram em 2008 na liga média do RoboCup, têm nesta prova a possibilidade de testar o seu valor e aprimorar os seus dotes de programação e construção de robôs. A prova baseia-se na utilização de dois robôs autónomos, repletos de sensores e cuja dimensão não pode exceder os 22cm de diâmetro, construídos para jogar futebol. Uma bola emissora de infravermelhos e dois campos com graus de complexidade distintos são os restantes elementos desta competição animada, repleta de estratégias tácticas e golos. O solo dos cam pos é verde sendo uma das balizas amarela e a outra azul, na versão mais simples (prova A) não existem linhas laterais nem de baliza podendo jogar-se com as paredes, na segunda versão (prova B) a bola pode sair fora e há lugar a reposições e cantos.

Regras e Especificações Técnicas

As regras desta competição são as mesmas que as utilizadas no RoboCup (prova internacional).

 

ATENÇÃO: Estão agora disponíveis as regras para 2010 (Regras 2010). As alterações às regras de 2009 estão a vermelho

prova_A prova_B
Prova A Prova B

Bylaw 1: Cada instituição pode inscrever no máximo 2 equipas por prova (A e B). Existe liberdade para que as equipas inscritas na prova A participem na prova B e vice-versa, ou que a instituição inscreva 2 equipas distintas em cada prova, desde que o limite de 2 equipas por prova não seja ultrapassado.

Bylaw 2: As regras a implementar no RoboCup de 2010 apontam para a existência de uma divisão das provas por peso do robô para além da divis ão por escalões etários. Embora a competição em Portugal não se vá reger no imediato por estas regras, apenas pela divisão etária e divisão nas provas A e B, para que o apuramento para o RoboCup possa ser feito em acordo com as regras que aí vigorarão, cada robô será pesado durante a apresentação do mesmo ao júri e antes de cada participação num jogo. De acordo com o peso do robô este será classificado como LW (LigthWeigth) ou OL (OpenLeague) e apurar-se-ão para o Robocup os melhores classificados dentro de cada uma destas categorias independentemente da classificação geral que obtenham no Roboótica2010. Realce-se que LW e OL competirão uns contra os outros na prova nacional pois só faremos divisão por escalão etário e prova A ou B.

 

O apuramento para o Robocup será então de acordo com os seguintes escalões:

- Light weight (até 1500g) , 8   - 14 anos , campo A

- Light weight (até 1500g) , 15 - 19 anos , campo A

- Open League (de 1500g até 2500g) - Qualquer idade, campo A

- Open League (de 1500g até 2500g) - Qualquer idade, campo B

 

IRBall

Bylaw 3: A bola oficial desta competição será a RCJ-05, que será utilizada com sinal IV continuo na prova A e com sinal IV modulado na prova B. Esta bola, de momento, só pode ser adquirida nos seguintes links:

http://www.elekit.co.jp/material/english_product_html/RCJ-05.php?page=1&ssi=

http://www.hitechnic.com/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=IRB1005

A RCJ-05 passou a ser comecializada em Portugal através da seguinte empresa:

www.nxt4you.com

 

Poster

Com o objectivo de promover a troca de ideias entre equipas, e divulgar o trabalho destas ao público em geral, todas as equipas terão que criar um poster sobre o seu trabalho. Para mais informação consulte o documento disponível aqui.

 

Ranking Masters vs Ranking Iniciados

Como será do conhecimentos da maioria das equipas, as regras internacionais do RoboCup Júnior obrigam a que os robôs sejam desenvolvidos pelas próprias equipas ou, caso sejam baseados em kits comerciais, que tenham sido bastante alterados pelas equipas.

Dado que não temos interesse em limitar a entrada das equipas no R

OBÓTICA 2010 com base nestes pressupostos, mas de forma evitar conflitos com as regras internacionais, vão ser atribuitos rankings às equipas. Estes rankings serão apenas utilizados para determinar quais as equipas da classificação final do ROBÓTICA 2010 se qualificam para o RoboCup, e terão a seguinte denominação:

  • Ranking Masters: equipas completamente aptas a competir nas provas internacionais do RoboCup Júnior;
  • Ranking Iniciados: equipas que se baseiam em kits comerciais, sem alterações relevantes, logo não aptas a participar na competição internacional do RoboCup Junior;

A atribuição do ranking será efectuada pelo júri da prova durante as secções de apre

sentação das equipas.

Deixamos no entanto aqui um apelo para que as equipas façam os esforços necessários para poderem ver atribuído o Ranking Masters.

 

Inscrições

A informação sobre as inscrições está disponível aqui.

 

Resultados

Clicar com o botão direito e seleccionar "ver imagem" para ampliar.

Results

Actualizado em (Terça, 27 Abril 2010 10:18)

 
Faixa publicitária